quinta-feira, 10 de maio de 2012

Teia de aranha.

Muitos de nós, já nos interrogámos de certeza, do florescimento desde à alguns anos, de lojas dos chineses?- Nascem como cogumelos, por todo o lado. Assistimos à falência de inúmeras casas de comércio local, algumas outrora bem famosas e no mesmo lugar aparecem estes senhores do Oriente com preços que arrasam a concorrência. Como vivemos em crise permanente, estas lojas dão um jeitão, mas devido ao excesso de oferta, algumas delas não compreendo como sobrevivem?- Apesar de sabermos que estão abertas os 7 dias da semana, com horários flexíveis para todo o gosto, mesmo sabendo que usufruem de uma isenção no pagamento de impostos durante 5 anos, como é que se mantêm em crescimento contínuo?

As perguntas dificilmente têm uma resposta razoável, porque lidamos com uma comunidade extremamente fechada e sensível a qualquer tipo de investigação. Já não tenho dúvidas, que existe um cartel por trás de todo este negócio, existem regras a ser respeitadas para quem deseja abrir uma loja. Regras muito apertadas, porque o segredo é a alma deste sistema. É como uma teia de aranha, estão a tecer os fios aonde nos iremos enredar, mais dia menos dia. A nossa balança comercial com a China é extremamente deficitária, no entanto esta potência mundial consegue impor regras a seu belo prazer, sem que ninguém na Europa lhes faça frente. Os seus produtos entram nos portos europeus a um ritmo frenético e as alfândegas estão manietadas por convenções previamente delineadas. Jogos de bastidores que favorecem, quem coloca o produto no mercado e quem deveria fazer esse controle.

Mas, depois vemos o que se passa hoje em dia na China e chegamos a uma conclusão óbvia. Todo este plano arquitectado pelo poder em Pequim, não faz muito sentido aos olhos do Ocidente, mas têm como objectivo controlar o comércio mundial através de regras pouco ortodoxas, mas eficientes. Nem que para isso tenham de construir cidades fantasmas e levem a especulação imobiliária a níveis nunca antes presenciados. Este documentário, feito no final do ultimo ano mostra a forma como é possível mostrar uma imagem de prosperidade baseada no vazio!!- Uma ideia inócua composta por mil intenções difíceis de descortinar. Termino com um provérbio chinês que faz todo o sentido. "A mais alta das torres começa no solo", só nos faz falta saber a razão desta construção?