terça-feira, 13 de agosto de 2013

Cavaleiro charmoso!

Eu até tenho medo de estar aqui a lançar foguetes, por causa de um facto positivo que verifiquei, mais uma vez, no nosso litoral alentejano. Vou dizer baixinho... ainda não estragaram aquele pedacinho!

-É verdade, ainda existem locais em Portugal, aonde se resiste à especulação imobiliária, construções desenfreadas, aliciamento por parte dos "Donos de Portugal" ao pobre autarca local,etc... Locais, apelidados de redutos agradáveis para os "pobrezinhos", passarem as suas férias

Estes 130 Km de costa, compõem-se de três reservas naturais. O Sado, das Lagoas de Stº André e da Sancha, finalmente a do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Falando especialmente desta última. Por razões absolutamente discriminatórias e sem qualquer motivo aparente, Vila Nova de Milfontes e a Zambujeira do Mar, sempre foram mais beneficiadas em termos de infraestruturas, em relação a locais como Almograve. Mas até por causa disso mesmo, esta ultima localidade, preserva um ambiente muito especial. Já para não falarmos da pequena localidade, junto ao fantástico Cabo Sardão, de nome Cavaleiro. Experimentem, desfrutem e não estraguem!
Em termos de preservação das espécies, têm sido muito criteriosas, as medidas tomadas por parte das entidades envolvidas, no aspecto das autorizações para construção, existem também, muitos entraves (felizmente!) para quem quer "inventar"!
Após cada período de férias nesta zona, trago sempre a esperança de voltar em breve, sem que os autarcas locais não façam desta zona uma continuação da "criminalidade urbanistica"  verificada em quase todo o Algarve. Não podemos é falar destas coisas, muito alto, dá azar!