quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Um buzinão às presidenciais.


























Aproxima-se um fim de semana especial. Especial porque esta data vai marcar, sem sombra de dúvida, as eleições para a Presidência da Republica, aonde se irá registar a maior percentagem de votos em branco e abstenção desde o 25 de Abril!
Portanto, está na altura de revermos quais as hipóteses que nos dão para não votar em branco ou de não descalçarmos sequer os chinelos e ficarmos no quentinho, já que se prevê também um fim de semana gélido. Vejamos:
-Temos um electricista comunista que até à campanha eleitoral nunca ninguém ouviu falar, e que irá regressar ao anonimato logo a seguir ao dia 23 de Janeiro. Um senhor que veio da Madeira que só faz figuras tristes e que agora se convenceu que o Palácio de Belém deve ter mais umas assoalhadas que o outro Palácio Rosa do Funchal e candidata-se a ficar talvez com uma arrecadação algures na Ponta do Sol. Depois, temos um candidato do PS que não sendo a escolha do engenheirinho, é só para atrapalhar o outro candidato oficial do Largo do Rato. Até parece que isto aqui têm mãozinha do Soares, ressabiado com alguém que disputou com ele as últimas eleições. Um médico ex apoiante da restauração da monarquia , que agora de repente decidiu lutar contra "moinhos", um D.Quixote pouco convincente que aliás têm uma retórica um pouco naif para estas andanças. Um Alegre que se submeteu ao silêncio em determinada altura para assim obter o apoio do seu partido, uma atitude muito pouco inteligente, dado que desta vez irá obter ainda menos votos do que na anterior tentativa, apesar do incompreensível apoio do BE. Em relação ao Cavaco candidato, apenas deixo um pequeno artigo de opinião que escrevi em Fevereiro de 1995 na "Grande Reportagem" com o título "Eu, emigrante". Estava na altura nos EUA e o Primeiro Ministro Cavaco Silva foi lá para declarar que as percentagens das remessas de dinheiro enviadas para Portugal eram cada vez menores. Mesmo de lá ouviu-se um buzinão e o Miguel Sousa Tavares, director desta excelente revista, teve a amabilidade de colocar este meu desabafo nas suas páginas.
Portanto meus amigos, com todas estas possibilidades, estou mesmo a ver o que vai acontecer!