domingo, 7 de junho de 2009

Um optimismo depositado em off Shore!


- Imaginemos por segundos, que não somos portugueses e vivemos lá longe, num País do outro lado do hemisfério. Portugal, seria uma palavra difícil, só de pronunciar!-De repente, conseguimos sintonizar uma RTP ou SIC internacional e ouvimos falar desse povo na Europa aonde duas noticias, tiveram um certo relevo esta semana:
-Primeira. O presidente desse país, lamenta-se publicamente, que perdeu muito dinheiro num banco de investimento privado ( ele e a sua mulher!!) e que não guarda as suas economias num colchão?!
-Segunda. O Ministro das Finanças é barrado por um grupo de cidadãos à saída de um Hotel, no centro da capital, exigindo que lhes sejam devolvidas as quantias depositadas num determinado Banco Privado e que entretanto as suas contas foram congeladas, até se encontrar uma solução possível!
Qual seria logo, instintivamente, a análise a quente que iríamos fazer?- Pois é, comentários nada agradáveis.
Entretanto nós, os portuguesinhos , que estamos metidos nisto até às orelhas e compreendemos por exemplo, o porquê de Cavaco Silva ter defendido até hoje o seu amigo Dias Loureiro e também termos a explicação definitiva sobre as ajudas do Estado à Banca , no caso do BPN, diriamos a essas pessoas do outro lado do mundo. Não somos aquilo que vocês pensam, sabem porquê?- Porque somos um "povinho optimista" no nosso futuro!