sexta-feira, 26 de junho de 2009

Um ano!

Faz hoje um ano que eu comecei a desabafar de fininho neste blogue. Nunca fui muito pretensioso com estes testemunhos, até porque os meus conhecimentos a nível informático de modo a enriquecer o aspecto do blogue, são um pouco limitados. Considero positivo o caminho até aqui percorrido, dei-me a conhecer melhor a pessoas amigas e sem rodeios descrevi a imagem que eu tenho do mundo, sem narcisismos exacerbados e com vontade de não só, interiorizar os meus pensamentos mas compartilhar e fundamentalmente escrever. Que é uma das minhas paixões a par da fotografia e do cinema.
Acho que não seria pedir muito ás pessoas que acompanham este meu devaneio, que nesta data pudessem deixar aqui as suas criticas, de forma a eu poder melhorar este abc dos portuguesinhos através dos seus comentários.
Às vezes as coisas mais simples, são as mais importantes na vida e eu prezo muito a capacidade de pensarmos com as nossas cabecinhas e deixarmos de vez de sermos os "tais portuguesinhos" que aparentemente deixamo-nos ir na primeira vaga com algum burburinho. A acomodação vêm sempre conotada com conformismo e eu sinceramente abomino solenemente a ideia de que seremos eternamente assim. Dá a sensação por vezes , que fomos formatados durante 40 e tal anos e agora, ainda não chegaram estes 30 e tal para nos vermos livres desse estigma. Tal como nos escreveu o Alfredo Keil no nosso hino, ..."contra os papões lutar,lutar!!!..."

4 comentários:

Taliban disse...

O teu desabafar de fininho transformou-se num olhar mais profundo e critico da nossa politica ou simplesmento do nosso dia-a-dia: melhoraste muito a tua maneira de escrever, tens mais cuidado com os erros e a forma como desenvolves as frases e os temas, enfim o salto para a frente foi bastante significativo. Continua companheiro que embora eu nao me manifeste muito nao deixo de ler com atencao os teus olhares sobre o nosso Portugal. Bravo!!!

Zé Gordo ou Taliban como queiras.

Unknown disse...

Obrigado taliban. Um até breve junto á costa alentejana.

Anónimo disse...

Em frente. Marche!- Força com esse blog, estamos á espera de melhor. Tu consegues!! Um abraço
Gomes Taneiro

Anónimo disse...

De: Bernadette Chalaça
Data: 07/10/09 07:05:53
Para: Agostinho
Assunto: O ABC dos Portuguesinhos


Há um ano atrás, apareceu na minha caixa de correio electrónica um e-mail de um ABC dos Portuguesinhos. A primeira reacção terá sido de surpresa. Não sei porquê tenho a mania de tentar adivinhar em vez de abrir. Poderia ter associado o ABC do título ao ABC News mas não, parecia demasiado óbvio e fiquei-me pelo Portuguesinho que me fez pensar ao Portugal dos Pequeninos que eu costumava visitar em criança com os meus pais. É claro que, com esse tipo de raciocínio, cheguei rapidamente a conclusão qe devia se tratar de um site didáctico acabadinho de ser lançado, que tinha como alvo uma população bem mais nova do que eu e que tinha ido parar no meu e-mail por engano. Movida pela curiosidade abri e... nada a ver. Que fique bem claro que eu disse que estou sempre a tentar adivinhar não que acertava...

Pois bem, quem se esconde por detrás do Portuguesinho é uma pessoa normal, como qualquer outra, que um dia lembrou-se que queria partilhar as suas experiências, os seus desabafos, a sua opinião com outros Portuguesinhos. Os temas abordados são bastante diversificados. Baseando-se na experiência própria, convida-nos a viajar através o mundo com o apoio de fotografias da sua autoria (tomara eu conseguir tirar fotografias dessa qualidade), a abrir-nos para o exterior e interessar-nos a vida cultural que infelizmente ainda é mal divulgado neste país. Segundo a sua disposição pode ser só um desabafo, uma crítica sobre a situação política, social e económica do país ou então dá-se um pulo no passado e revive-se com ele momentos de infância. Descobre-se uma pessoa que no dia a dia pode não aparentar o que realmente é.

Pode não se concordar com o que está escrito, pode não ter "pretensões nenhumas" mas faz um ano que o leio regularmente ao ponto de eu reclamar quando não aparece nada durante algum tempo. Quando chega por fim na minha caixa, olho para o título e mais uma vez em vez de abrir tento adivinhar do que é que trata ás vezes em vão (nada a fazer não iria ganhar a vida como vidente). O ABC está de parabéns e espero que dure por muito tempo porque tem o dom de despertar a curiosidade.