quarta-feira, 27 de abril de 2011

O flash interrompido.


Mais uma oportunidade para divulgar um evento que neste momento decorre no Museu da Electricidade em Lisboa, a exposição da World Press Photo. Geralmente costumo assistir, neste espaço original da capital, a esta seleção do melhor que aconteceu no passado ano em relação a foto jornalismo. Mostro aqui dois dos exemplos premiados, mas todos os anos esta exposição não deixa indiferente ninguém, perante as obras destes homens e mulheres que arriscam a sua própria vida para nos mostrar uma realidade, que por vezes nos fica confortávelmente distante. Ainda recentemente, dois repórteres fotográficos (recentemente galardoados com premios desta organização) foram mortos em Misrata (Líbia) ao tentarem capturar imagens para a Vanity Fair e para a Getty Images, respectivamente Tim Hetherington e Chris Hondrus, ambos de 41 anos. Desde o principio do conflito já faleceram 5 jornalistas devido a fogo cruzado na Líbia
Geralmente, quando termino a minha visita, custa-me digerir toda a frieza de algumas daquelas imagens, mas ao mesmo tempo sinto-me gratificado, porque consigo transportar-me para alguns daqueles locais e pensar como reagiria perante determinadas situações com uma máquina nas minhas mãos. Enfim, sonhos...

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais um excelente artigo de divulgação (mas continuo a insistir contigo para divulgares as tuas fotos). Abraço.