quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Grécia versus Portugal

                  


     -Numa famosa rede social, tive à uns dias, um pé de conversa com um fervoroso adepto das políticas arregimentadas por a senhora Merkel nos últimos anos. Aqui transcrevo, a dita cuja. Dizia então o sr. X:


#Grécia#
- está em 2 resgates (não concluídos) desde há 5 anos pelos quais recebeu 240 mil milhões de euros 
-teve um perdão desta dívida de 107 mil milhões de euros (foi a maior reestruturação de dívida de um país de sempre)
- beneficia de prazos mais longos dos pagamento dos empréstimos comparando com Portugal
- beneficia de taxas de juro mais pequenas dos empréstimos comparando com Portugal
-tem uma dívida pública de 180%
-tem uma taxa de desemprego de 27%
- défice público de 12%
-as taxas de juro no mercado a 10 anos estão a +-10%

#Portugal#
- concluiu em 3 anos um só resgate pelo qual recebeu 78 mil milhões de euros e prescindiu da última parcela de 2 mil milhões de euros (saída limpa sem necessitar sequer de programa cautelar)
-tem uma dívida pública de 130%
-tem uma taxa de desemprego de 13.9% (metade da da Grécia) que vem descendo há 20 meses consecutivos
- défice público de 4%
-as taxas de juro no mercado a 10 anos estão a 2,4%
- financiou se recentemente no mercado pagando 4% por dívida a vencer a 30 anos (não acontecia há 9 anos e na altura pagou mais)
- vai pagar antecipadamente parte do empréstimo ao FMI porque já consegue financiar se no mercado a taxa de juro mais baixas que as taxas de juro que o FMI cobra (poupando assim centenas de milhões de euros)

Ficam as perguntas:
Grécia = Portugal?
A Grécia não consegue livrar-se da troika como Portugal conseguiu porquê?

Resposta pronta, da minha parte:

-Vou-lhe falar das incongruências, uma a uma para ver se me entende. 

-Em relação à Grécia, num plano que foi traçado pela senhora Merkel e seus pares à cerca de 8 anos, com Governos sucessivos do PASOK e Nova Democracia (este ultimo, muito parecido com aquilo que você idolatra em Portugal), e baseando-me nos resultados específicos que apresenta, têm que concluir comigo, que as reformas implementadas, já deveriam ter apresentado melhores resultados, não acha? -Chegados a este ponto, os gregos teriam de olhar por outros caminhos, na minha modesta opinião. 

-Quanto a Portugal, é outra história, não um conto de crianças. Começo pela manipulação da taxa de desemprego. O Conselho Europeu a determinada altura, começou a ver que teria de investir na criação de postos de trabalho e o que é que tirou da cartola? -Retirar pessoas inscritas nos centros de emprego e colocá-las a trabalhar em empresas com remunerações abaixo dos 200€(!!!!!), dando-lhes o nome de "estagiários"!? Eu tenho pessoas a trabalhar ao meu lado, a auferir essas importâncias. Já para não falar na épica fuga, como aconteceu nos anos 60,de pessoas que emigraram. Ninguém está interessado em estudar esse fenómeno e revelar números. Já para não falar dos desempregados de longa duração. Foi feita uma operação de cosmética nada mais. 
Temos uma divida pública de 130%, é verdade. Em comparação com a Grécia, somos os maiores, mas ela têm vindo a crescer ou a diminuir? 
Quanto as taxas de juro do mercado e das agências de rating, é curioso. Lembro-me de quando o Passos, chegou ao poder, nos primeiros tempos, falavam mal de todos estes instrumentos de saúde económica, como sendo manipuladores, inflacionistas, mentirosos,etc... agora são os maiores! -Conclusão, os mercados regem-se por interesses e lobbies e não por sinais efectivos da progressão das economias. 
Quanto ao pagamento desta tranche.. À custa de quê? - Fomos mais papistas que o papa, no que diz respeito às medidas impostas pela TROIKA. Carregámos de impostos, o povo português até ao limite e muitas vezes passando esse limite. Tribunal Constitucional é que nos foi valendo, porque senão...Privatizou-se à pressa e com muitos jogos de bastidores, receitas essas que valeram para minimizar o efeito das constantes quebras do poder de compra. Continuaram a fechar os olhos às fugas de capital e sobretudo a encher os bolsos às PPP.  
Tudo bem encoberto, porque estamos em ano de eleições e importa estudar uma forma de os portuguesinhos verem que eles até fizeram um bom trabalho. Só vai nessa cantiga, os que comem do mesmo tacho porque a maioria acho que aprendeu a lição!?

Sem comentários: